Antes do Congresso, na Europa,
durante o século XVIII, surgiam duas tendências distintas na educação dos
surdos: o gestualismo (ou método francês) e
o oralismo (ou método alemão). A grande maioria dos surdos
defendia o gestualismo enquanto que apenas os ouvintes apoiavam o oralismo -
por exemplo Bell, nos EUA, fazia
campanha a favor deste método, entre muitos outros professores, médicos, etc.
Veja a foto: Alexander Graham Bell
Em 1872, no
Congresso de Veneza, decidiu-se o seguinte:
§ O meio humano para
a comunicação do pensamento é a língua oral;
§ Se orientados, os
surdos lêem os lábios e falam;
§ A língua oral tem
vantagens para o desenvolvimento do intelecto, da moral e da linguística
O Congresso
de Milão, em 1880, foi um momento obscuro na História dos
surdos, uma que que lá um grupo de ouvintes, tomou a decisão de excluir a
língua gestual do ensino de surdos, substituindo-a pelo oralismo (o comité do
congresso era unicamente constituído por ouvintes.) Em consequência disso, o oralismo foi a técnica
preferida na educação dos surdos durante fins do século XIX e grande parte do
século XX.
O Congresso durou
3 dias, nos quais foram votadas 8 resoluções, sendo que apenas uma (a terceira)
foi aprovada por unanimidade. As resoluções são:
1.
O uso da língua falada, no ensino e educação dos
surdos, deve preferir-se à língua gestual;
2.
O uso da língua gestual em simultâneo com a língua
oral, no ensino de surdos, afecta a fala, a leitura labial e a clareza dos conceitos, pelo que a
língua articulada pura deve ser preferida;
3.
Os governos devem tomar medidas para que todos os
surdos recebam educação;
4.
O método mais apropriado para os surdos se
apropriarem da fala é o método intuitivo (primeiro a fala depois a escrita);
a gramática deve ser ensinada através de exemplos práticos,
com a maior clareza possível; devem ser facultados aos surdos livros com
palavras e formas de linguagem conhecidas pelo surdo;
5.
Os educadores de surdos, do método oralista, devem
aplicar-se na elaboração de obras específicas desta matéria;
6.
Os surdos, depois de terminado o seu ensino
oralista, não esqueceram o conhecimento adquirido, devendo, por isso, usar a
língua oral na conversação com pessoas falantes, já que a fala se desenvolve
com a prática;
7.
A idade mais favorável para admitir uma criança
surda na escola é entre os 8-10 anos, sendo que a criança deve permanecer na
escola um mínimo de 7-8 anos; nenhum educador de surdos deve ter mais de 10
alunos em simultâneo;
8.
Com o objectivo de se implementar, com urgência, o
método oralista, deviam ser reunidas as crianças surdas recém admitidas nas
escolas, onde deveriam ser instruídas através da fala; essas mesmas crianças
deveriam estar separadas das crianças mais avançadas, que já haviam recebido
educação gestual, a fim de que não fossem contaminadas; os alunos antigos
também deveriam ser ensinados segundo este novo sistema oral.
Uma década depois
do Congresso de Milão, acreditava-se que o ensino da língua gestual
quase tinha desaparecido das escolas em toda a Europa,
e o oralismo espalhava-se para outros continentes.
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